quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Seja boa terra

Texto Básico: “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.”
João 5:24

Ao ler essa mensagem, abra o seu coração e deixe ser influenciado pelo Espírito Santo.

Usando a parábola do semeador, Jesus explicou a falta de sucesso em resposta à Sua mensagem sobre o Reino de Deus. Alguns eram indiferentes, outros se perturbavam por um tempo; mas outros eram influenciados pela Palavra de Deus.
O semeador com fidelidade e esperança cultiva a sua plantação. Ele pode garantir a sementeira, mas não da certeza do crescimento. Nós devemos ser como o semeador, não sabemos o que virá no amanhã, mas devemos fazer a sementeira na esperança de no futuro ter uma boa colheita.
   
1 - Solo a beira do caminho – Mateus 13:4,19

O semeador semeou em lugares diferentes, teve resultados diferentes. O solo à beira do caminho, é usada para representar as pessoas que tem a mente fechada. Esse solo é pisada pó pessoas e animais, com isso a terra é endurecida, assim a semente não pode se aprofundar as raízes e brotar.
O mesmo acontece com pessoas. Circunstâncias podem endurecer o coração. Há pessoas que por preguiça, se recusam a pensar. Outro inimigo é o orgulho. O medo da verdade leva a pessoa a fechar a mente e recusar a verdade.

2 – Solo rochoso – Mateus 13:5-6, 20-21

É um terreno bom, mas com falta de profundidade, usada para representar a pessoa superficial, ou seja, aquela que anseia receber as Boas Novas – mas temporariamente. Um solo que em breve o calor do sol mata a planta, por não ter raízes profundas.
Ela cresce rapidamente, porém perde o ânimo do mesmo modo. Há falta de zelo; há uma fé superficial a mercê de todo vento que sobra, qualquer coisa que aconteça, a sua fé é abalada. Se a pessoa não experimenta uma mudança de coração e vida, continua a ser o mesmo “velho homem”. São aqueles que vão a igreja para “esquentar banco”. Amam o louvor, novidades, mas se não amarem a Cristo, continuarão em pecado.

3 – Solo espinhoso – Mateus 13:7-22

    É um terreno bom, porém cheio de espinhos. Representa pessoas com mente distraída. Uma pessoa assim, se torna insensível às coisas de Deus. Estar muito ocupado e deixar de lado as coisas de Deus é fatal. È abrir uma brecha para o inimigo. Não ter tempo para orar e ler a Palavra de Deus, estar tão preocupado em ganhar a vida, que se esquece de viver para Deus. Não há nada no mundo que substitua o reinado de Cristo em nosso coração. As riquezas desse mundo não compram a vida eterna que Cristo nos oferece. Não podemos viver ansiosos. “Ansiedade é a medida da distância entre o homem e Deus.”

4 – Boa terra – Mateus 13:8,23

    Terreno limpo, sem qualquer espinho. Terreno preparado para o plantio. Representa uma pessoa com uma mente aberta a conselhos, opiniões, aberta a graça de Deus ! Com a semente do Evangelho implantada em seu coração, a pessoa receptiva se encontra “arraigada e alicerçada em amor”.
    Essa parábola exorta à decisão: “Queres escutar para compreender?” “Quem tem ouvidos ouça” (Mateus 13:9). Pelo poder do Espírito Santo podemos arrancar os espinhos que sufocam a Palavra de Deus, permitir que Deus purifique nossos corações, mude a nossa história. Abra seu coração, deixe que Deus manifeste o Teu poder sobre Tua vida. Deus faz grandes maravilhas !
   
Não seja como o solo a beira do caminho, o solo rochoso ou o espinhoso. Seja a boa terra ! Faça um bom plantio para que no futuro você tenha uma boa colheita !


“Quem planta amor, colhe amizade.
Quem semeia alegria, colhe felicidade.
Quem semeia a verdade, colhe confiança.
Quem planta fé, colhe a certeza.
Quem semeia carinho, colhe gratidão.”



Deus vos abençoe !

Nenhum comentário:

Postar um comentário